Vigilância em Saúde discutirá regulação do comércio de produtos fumígenos/tabacaria, nesta 5ª feira (27)

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:26 de março de 2025
- Orgãos Municipais:- Vigilância em Saúde
- Compartilhe!
A Vigilância em Saúde (órgão ligado à Gerência Municipal de Saúde da Prefeitura de Naviraí), gerenciada pelo médico veterinário Dr. Manoel Messias de Assis programou, para esta quinta-feira e sexta-feira (27 e 28-03), uma agenda de treinamentos de importante relevância para diversos setores. No dia 27, o tema será: 1ª Reunião Técnica do Setor Regulado de Tabacarias / Produtos fumígenos. No dia 28 a palestra será voltada para jovens em idade escolar: “Os malefícios dos produtos fumígenos, com ênfase em Dispositivos Eletrônicos para Fumar (DEF)”.
As palestras serão ministradas pelo servidor público estadual Matheus Moreira Pirolo – Gerente de Apoio aos Municípios da Secretaria Estadual de Saúde, que hoje é uma referencia no assunto. Para discutir questões ligadas às vendas dos produtos fumígenos feitos por exemplo, pelas tabacarias, o evento será realizado amanhã, às 13h30 na Sala de Reuniões do NaviPrev, situado na Avenida Amélia Fukuda.
“Escolhemos este tema estrategicamente como o primeiro para abrir o calendário de capacitações da Vigilância Sanitária – VISA. Estamos preocupados, considerando que o comércio ilícito de produtos fumígenos tem crescido de forma alarmante e representa um sério risco à saúde pública, existindo a urgente necessidade da promoção de políticas públicas eficazes para a conscientização dos malefícios destas substâncias entre a população, especialmente as crianças e adolescentes que são os mais vulneráveis e que atualmente fazem maior uso de DEF”, justifica o Dr. Manoel ao anunciar as reuniões técnicas.

Gerente do Núcleo de Vigilância em Saúde, Dr. Manoel Messias de Assis. ©Roni Silva/PMN
Para colocar em prática as palestras e reuniões, a Vigilância Sanitária Municipal e Estadual estarão reunidas com os representantes do Setor Regulado de Tabacarias / Produtos Fumígenos e demais órgãos públicos, como: Ministério Público, Polícias Civil e Polícia Militar, Procon, Acen, Executivo e Legislativo Municipal. “Juntos, vamos tratar da regulamentação da comercialização de produtos fumígenos, bem como sobre os principais malefícios à saúde, com ênfase em cigarros eletrônicos, uma vez que existe a proibição em todo território nacional a fabricação, importação, comercialização, distribuição, armazenamento, transporte e propaganda destes dispositivos eletrônicos para fumar”.
A VISA divulga ainda o público alvo das próximas palestras: Unidades Básicas de Saúde, restaurantes, escolas, panificadoras, trailers e estabelecimentos noturnos, cozinhas industriais e farmácias. “A Vigilância em Saúde está a disposição na sede situada à Rua Porfírio Marcelino de Araújo, 304, Centro, para esclarecer a respeito do calendário de reuniões e treinamentos”, informa Dr. Manoel Messias.