Projeto “Saúde e Bem Viver das Mulheres” inicia atendimentos e abre adesão para mais interessadas

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:17 de março de 2025
- Orgãos Municipais:- Saúde
- Compartilhe!
A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde (GMS) e por intermédio da eMulti, uma equipe multidisciplinar da Atenção Primária à Saúde, com médico, assistente social, psicólogo e nutricionista, em parceira com Academia da Saúde “Maria de Lourdes”, iniciou o Projeto “Saúde e Bem Viver das Mulheres”.
“Esta iniciativa compreende que as necessidade de saúde são muito mais amplas do que as registradas em protocolos, e tendo como principais objetivos o de cuidar da mulheres no âmbito da prevenção e promoção da saúde nas diversas manifestações como nos ciclos de vida, sobrecarga, perdas, abandono, conflitos familiares, diversos tipos de violência, pobreza, obesidade, discriminações, dentre outros, que são responsáveis por várias situações de adoecimento, tendo relação com as condições de vida e gênero”, destacam os realizadores do programa.
Na última quinta-feira (13-03), no período da tarde, foi realizado o acolhimento de 30 mulheres, alunas da Academia da Saúde Maria de Lourdes, com palestras da Psicóloga Luciana Cunha Velasques, Nutricionista Lilian Mika Umemura e Assistente Social, Andrelice Ticiene Bolzani. Os temas abordados foram sobre a importância da Saúde Mental das Mulheres, Alimentação Saudável e a Campanha Março Lilás referente à prevenção ao câncer de colo de útero, com apoio e colaboração da Professora de Educação Física, Maraiza S. Machado. O evento foi encerrado com coffee break compartilhado entre elas e os profissionais e sorteio de brindes.
A meta, de acordo com a equipe eMulti é construir, concomitante ao desenvolvimento do projeto, uma rede de arranjos de cuidados, uma ação com o lema “Juntas Somos Mais Fortes” e, um conjunto com lideranças e pessoas, representantes de órgãos e instituições para que possam contribuir e subsidiar as iniciativas com conhecimento e materiais às mulheres que integram o grupo eMulti. De forma geral, o objetivo é fortalecer as articulações com outros equipamentos de saúde e de outros setores (educação, serviço social, cultura, lazer, esporte, entre outros).
O projeto do grupo eMulti será realizado durante todo o ano, sempre nas segundas-feiras e última quinta-feira de cada mês, e estará sempre aberto para outras mulheres que tiverem o interesse em participar. Para a adesão, basta procurar as Unidades de Saúde, pois, o projeto também pretende promover e incentivar que mais mulheres, usuárias do SUS pratiquem atividades físicas como forma de prevenir doenças e promover condições de vidas mais saudáveis.