24°
| Sábado
22 de fevereiro de 2025

Gerência de Meio Ambiente e representante da Câmara discutem futuras parcerias com a PMA de Naviraí

Gerência de Meio Ambiente e representante da Câmara discutem futuras parcerias com a PMA de Naviraí
  • Redação:
    Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    23 de janeiro de 2025
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente

O novo titular da GEMA (Gerência Municipal de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí), Geógrafo João do Carmo Neves (Chocolate), manteve audiência com o Comandante da 2ª Companhia Ambiental da Polícia Militar de Naviraí, Capitão Ortiz. O vereador, Regivan Moraes da Silva, e a fiscal ambiental municipal, Camila Bomfim de Carvalho Ferreira, também participaram da reunião realizada nesta quarta-feira (22-01), na sede da PMA.

Inicialmente, o Capitão Ortiz apresentou informações sobre a atuação da PMA, destacando que toda a bacia do rio Paraná está sob responsabilidade do 2ª Batalhão da PMA. “A demanda ambiental é muito grande, pois, são três parques ambientais estaduais e um federal, e abrange um total de 37 municípios da região sul de Mato Grosso do Sul”, observou o policial.

A escassez dos recursos hídricos foi apontada pelo Comandante como um dos problemas mais sérios da atualidade. Segundo ele, mesmo quando chove, as águas tem sido rapidamente represadas, fato que tem dificultado até mesmo a navegação de pequenas embarcações, devido ao assoreamento desenfreado dos rios. Os incêndios florestais – acrescentou Ortiz – também são uma de nossas grandes preocupações.

Vereador Regivan Moraes, Capitão Ortiz, e o gerente de Meio Ambiente, João do Carmo – Chocolate. ©Roney Minella/PMN

 

O gerente de Meio Ambiente, conhecedor profundo das questões ambientais locais e regionais, relatou a história que tornou Naviraí referência estadual em legislação ambiental municipal e, de forma inédita, conquistou a construção da sede da PMA através de parceira entre o Governo do Estado, Prefeitura e MPE, que foi inaugurada dentro do Parque Municipal Cumandaí, em 28 de maio de 2012.

Chocolate confirmou a disposição do Município de Naviraí estabelecer parcerias importantes. Dentre eles, restabelecer um convênio com PMA que expirou em 20 de novembro do ano passado. Anunciou a construção de uma ponte de acesso ao Parque Natural Municipal “Vaca Branca”, através de compensação ambiental, e também uma sede para atender pesquisadores, acadêmicos, agentes de fiscalização e brigadistas.

“O prefeito Rodrigo Sacuno nos deu autorização para tratarmos das questões ambientais como um todo e, este convênio, é necessário para que a PMA possa atuar em parceria com os agentes fiscais da Gerência de Meio Ambiente e que as demais demandas nos limites do município reflitam diretamente em benefício de Naviraí. Já estamos elaborando a minuta deste convênio”, confirmou João do Carmo.

O vereador, Regivan de Moraes, antecipou ao Comandante Ortiz, que mantém ação legislativa no sentido de apoiar as questões do Meio Ambiente. “Estarei em audiência com o deputado estadual Pedro Pedrossian Neto, no início do mês que vem, ocasião em que estarei reivindicando emenda para investir na construção desta obra de interesse do Município e que beneficiará diretamente a PMA. É um receptivo, uma sede dentro do Parque Municipal Natural Vaca Branca. Pode contar comigo sempre”, externou Regivan.

O Capitão Ortiz ouviu atentamente os representantes do Executivo e Legislativo e reiterou o interesse do Comando em contar com as parcerias públicas municipais e da iniciativa privada. “O trabalho preventivo tem resultado muito maior que o repressivo. Vamos afinar esta parceria”, disse o Comandante ao agradecer a visita das lideranças.

Pular para o conteúdo