Prefeitura de Naviraí promoveu a 2ª Mostra Cultural da Lei Paulo Gustavo

14 de junho de 2024
    - Cultura

Na terça-feira, 11 de junho, a Prefeitura de Naviraí, por meio da Fundação Municipal de Cultura, promoveu a 2ª Mostra Cultural da Lei Paulo Gustavo. O evento ocorreu nas dependências do auditório da ACEN – Associação Comercial e Empresarial de Naviraí. A Lei Paulo Gustavo, do Governo Federal, dispõe sobre o apoio financeiro aos Estados e Municípios para garantir ações emergenciais em forma de recursos a serem destinados ao setor cultural.

Objetivo da 2ª Mostra Cultural foi premiar 11 produções audiovisuais com o valor de R$ 5 mil cada (Foto: Roni Silva)

Durante a 2ª Mostra Cultural, as produções audiovisuais premiadas através do Chamamento Público nº 02/2024 tiveram como tema “Prêmio Naviraí em Tela”. O objetivo foi premiar 11 produções audiovisuais com o valor de R$ 5 mil cada. A iniciativa estava aberta a qualquer categoria ou manifestação cultural do município e das 57 produções inscritas, 50 foram classificadas por cumprirem os requisitos obrigatórios estabelecidos no edital.

A seleção das produções premiadas ficou a cargo da Comissão de Avaliação e Mérito Cultural, que seguiu critérios estabelecidos no edital como compatibilidade com o tema, clareza e qualidade na linguagem utilizada, qualidade das imagens, relevância cultural e originalidade. Receberam pontuação extra os proponentes de produções do gênero feminino, negros, indígenas, Pessoas Com Deficiência ou LGBTQIAPN+ e quesitos de acessibilidade.

A 2ª Mostra Cultural da Lei Paulo Gustavo é parte dos esforços da Prefeitura de Naviraí, através da Fundação Municipal de Cultura, em apoiar e valorizar as manifestações culturais da cidade. O evento contou com a presença do Chefe de Gabinete, Rafael Rosa – que representou a prefeita Rhaiza Matos, a coordenadora do Projeto Ciranda En’Arte, Nelci Hasper – representando a Gerente de Educação Tatiane Morch, além de representantes do segmento cultural do município.