Educação de Naviraí leva projeto de contação de histórias aos alunos da comunidade indígena Kurupi

3 de junho de 2024
    - Educação

A Prefeitura de Naviraí, através do Projeto Educação Indígena Municipal Apoio Intersetorial da GEMED – Gerência Municipal de Educação e Cultura, realizou no dia 16 de maio uma ação educacional de contação de histórias na comunidade indígena Kurupi. Os alunos da comunidade indígena que receberam a atividade são matriculados na Rede Municipal de Ensino de Naviraí.

Foto: Divulgação

Contando com o apoio da Biblioteca do Sesi e Bics Naviraí, e história levada até os alunos indígenas foi a obra “A Aranha Bordadeira”, de autoria de Edson Gabriel Garcia. Essa narrativa representa um mundo novo, desenvolvendo a linguagem e auxiliando o conhecimento de novas palavras através do mundo encantado da ludicidade. A arte de contar, recontar e narrar histórias é um desafio, mas através dos métodos utilizados, é desenvolvida a interação sociocultural com a utilização da leitura e manuseio dos livros.

O brilho nos olhares, as perguntas que aguçam a curiosidade e a participação dos alunos indígenas comprovam que a leitura é muito eficaz. Importante enfatizar que a referida ação educacional ocorre duas vezes por semana, sendo desenvolvida por profissionais bilíngues Guarani Kaiowá.

Os professores Lucia Souza Bernardo, Adilson Benites e Vanoíra Martins, que fazem parte do Projeto Educação Indígena Apoio Intersetorial da GEMED, cuja coordenadora é a professora Luciane Galo, são responsáveis pela execução dessa atividade de contação de histórias que contemplou os alunos da comunidade indígena Kurupi.