Prefeitura de Naviraí realiza palestra com professores sobre prevenção ao uso de drogas entre alunos

17 de maio de 2024
    - Educação

A Prefeitura Municipal de Naviraí, através da GEMED – Gerência Municipal de Educação e Cultura e da Coordenação Pedagógica e de Área, realizou na quarta-feira (15/05), no Espaço de Formação da Educação Básica uma palestra destinada ao corpo docente RII (Regente 2) do Ensino Fundamental I e de Ciências do 6º ao 9º ano.

Foto: Divulgação

A palestra foi ministrada pelo Assistente Social e Policial Penal Evandro Charão Machado e a Psicóloga Jessica Dias dos Santos e abordou temas sobre vida saudável, com foco na prevenção ao uso de drogas entre os alunos. O objetivo principal foi disponibilizar ferramentas e estratégias para os professores lidarem com essa realidade complexa de forma sensível e informada.

A capacitação dos professores enfatizou uma abordarem de forma eficaz em sala de aula, bem como uma educação preventiva em relação ao consumo de substâncias psicoativas. O trabalho faz parte do “Projeto Preciso Saber+, da Coleção Vida com Saúde – Drogas nem Pensar”, uma ferramenta educativa valiosa que está sendo entregue aos professores, alunos e suas famílias.

O objetivo é fornecer informações atualizadas sobre vida saudável e estratégias para a prevenção do uso de drogas. A escola precisa enfrentar o desafio de permitir que seus alunos reelaborem conhecimentos de maneira a conformar valores, habilidades e práticas favoráveis à saúde, tornando-se sujeitos capazes de influenciar mudanças que tenham repercussão na vida pessoal e na qualidade de vida da coletividade.

Essa iniciativa reforça o compromisso da Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Educação e dos profissionais envolvidos, com a promoção de uma educação integral, que não apenas transmita conhecimentos acadêmicos, mas também contribui para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis.