Na Semana da Enfermagem, Prefeitura de Naviraí promove palestra sobre a importância do autocuidado

17 de maio de 2024
    - Saúde

Em alusão à Semana da Enfermagem, a Prefeitura de Naviraí – por intermédio da Gerência Municipal de Saúde e da direção do Hospital Municipal – promoveu na noite de quinta-feira (16/05), uma palestra ministrada pela Psicóloga Clínica Rebeca Schulz. O tema da palestra foi “Nutrindo as Raízes: Autocuidado e Inteligência Emocional no Dia da Enfermagem” e foi destinada aos profissionais da área de enfermagem do Hospital Municipal de Naviraí.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O objetivo da palestra foi propor uma reflexão sobre a importância do autocuidado, tendo em vista que, no dia a dia, os profissionais da área da saúde aplicam seus recursos emocionais constantemente, como a empatia e a dedicação, estando sempre atentos a qualquer mudança ou necessidade, priorizando a vida do paciente. Contudo, é comum que esses profissionais esqueçam de cuidar de si mesmos.

A palestrante destacou que pequenos hábitos têm grande poder de restabelecimento da saúde física, mental e espiritual, como praticar atividades físicas, praticar a gratidão, realizar leituras agradáveis, ouvir música, estabelecer limites saudáveis, gerenciar o tempo de folga e escrever sobre seus sentimentos e pensamentos. Esses detalhes, segundo a palestrante, fazem toda a diferença no cuidado com o bem-estar dos profissionais de enfermagem.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Psicóloga Clínica Rebeca Schulz concluiu a palestra reforçando que o autocuidado é essencial para que os profissionais de enfermagem, e os demais que autuam na área da Saúde, consigam desempenhar suas atividades com excelência, evitando o esgotamento e mantendo a qualidade do atendimento aos pacientes.