Finais do Concurso de Merendeiras de MS ocorrerão durante a 29ª Exponavi

5 de novembro de 2023
    - Desenvolvimento Econômico

No Pavilhão do Agricultor, montado no Parque de Exposição de Naviraí, uma das atrações da 29ª Exponavi será o Concurso de Merendeiras de Mato Grosso do Sul. As representantes das 11 microrregiões do Estado que passaram pela seletiva, competiram entre si na sexta-feira e no sábado, dias 03 e 04 de novembro respectivamente, em provas de culinária que foram válidas pelas semifinais.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O Concurso de Merendeiras da Rede Estadual faz parte do Projeto Prospera MS, que é uma iniciativa inovadora dedicada a promover o desenvolvimento sustentável e a fruticultura no estado do Mato Grosso do Sul, realizado pelo MAPA – Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, em parceria com o IDS – Instituto de Desenvolvimento Sustentável. O projeto é realizado graças ao empenho da senadora Soraya Thronicke, e tem como foco principal os produtores rurais, espinha dorsal da economia do estado.

No Concurso de Merendeiras a receita é seguida à risca, envolvendo alimento saudável para estudantes da rede pública estadual, e refeições preparadas com itens produzidos, em sua maioria, na zona rural dos municípios. O concurso destaca ainda a importância da alimentação saudável e o uso de produtos locais nas escolas, o que é preconizado pelo PNAE – Programa Nacional de Alimentação Escolar.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A prefeita Rhaiza Matos acompanhou as semifinais do concurso que aconteceram no Pavilhão do Agricultor, no Parque de Exposições de Naviraí. “Fiquei encantada com cada detalhe da cozinha que foi montada para receber o Concurso de Merendeiras, uma das diversas atrações que a 29ª Exponavi terá, para que junto com a nossa população e os visitantes, possamos comemorar os 60 anos de Naviraí”, disse a prefeita que parabenizou todas as participantes.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Além das finais do Concurso de Merendeiras, a 29ª Exponavi terá rodeio em touros, expositores, parque de diversões, praça de alimentação e shows nacionais e regionais, com entrada franca ao recinto do Parque de Exposições. A 29ª Exponavi será de 10 a 14 de novembro, sendo uma realização da Prefeitura de Naviraí, por meio da GEDEC – Gerência de Desenvolvimento Econômico e Fundação de Cultura, a organização é do Rancho Porteira Véia e Rodeio & Companhia, com apoio do Governo de Mato Grosso do Sul, Ministério da Agricultura, IDS – Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Câmara de Vereadores.