Modelo no Cone Sul, coordenadora da Funai conhece ações desenvolvidas na área da Educação Indígena em Naviraí

2 de outubro de 2023
    - Educação

A coordenadora da Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas) de Dourados, Teodora de Souza, teve a oportunidade de conhecer as ações realizadas pela Prefeitura de Naviraí, por meio da Gemed – Gerência Municipal de Educação, voltadas para o apoio pedagógico específico os alunos indígenas Guarani Kaiowá em contexto urbano, que é modelo na região Cone Sul. Essas ações têm como objetivo promover o ensino-aprendizagem de forma intercultural, com específico apoio pedagógico e respeito à valorização da Língua Materna Guarani Kaiowá.

Foto: Divulgação

Durante sua visita a Naviraí, que ocorreu no Espaço Pedagógico da Gemed no dia 27 de setembro, a coordenadora da Funai fez questão de destacar a atuação exemplar da Prefeitura Municipal por meio das Gerências de Educação, Saúde e Assistência Social, no que diz respeito à promoção do apoio intersetorial voltado para os indígenas que vivem em contexto urbano no município. A reunião contou com a presença da Coordenadora da Educação indígena/apoio Intersetorial, Luciane Gallo, Coordenadora da Educação Básica da Gemed, Cleonice Rodrigues e Diretores de escolas da Rede Municipal de Ensino.

Estima-se que Naviraí conte atualmente com aproximadamente 1200 indígenas residindo no município. Através de ações desenvolvidas nas áreas da educação, saúde e assistência social, a Prefeitura Municipal tem atuado de forma comprometida e eficiente para garantir o acesso dos indígenas a serviços básicos de qualidade. Por meio de parcerias estratégicas e um trabalho incansável, a Administração Municipal tem demonstrado sensibilidade e respeito pela diversidade cultural e pelas necessidades específicas dessa população.

Durante a reunião, a coordenadora da Funai dialogou com a equipe da Gemed visando promover novos encontros para difundir a atuação exemplar que é executada atualmente pela Prefeitura de Naviraí, a fim de promover melhorias nas políticas públicas voltadas para os indígenas da região.