Assistência Social da Prefeitura de Naviraí promove ações alusivas a Campanha Agosto Lilás
- Redação:Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:21 de agosto de 2023
- Orgãos Municipais:- Assistência Social
- Compartilhe!
A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Assistência Social, está empenhada em promover a conscientização e a prevenção da violência doméstica por meio de uma série de ações alusivas a Campanha Agosto Lilás, criada em referência à sanção da Lei Maria da Penha (Lei Federal nº 11.340/ 2006), elaborada para amparar as mulheres vítimas de violência, seja ela física, sexual, psicológica, moral ou patrimonial e sensibilizar e conscientizar a sociedade sobre o necessário fim da violência contra a mulher.
Durante todo o mês estão ocorrendo palestras informativas em escolas da Rede Municipal de Ensino, abordando temas como relações saudáveis, respeito mútuo e a importância de denunciar casos de violência doméstica. Além disso, a equipe da Gerência também promoveu panfletagem em pontos estratégicos da cidade, visando disseminar informações sobre os direitos das mulheres e os serviços de apoio disponíveis.
A equipe da Gerência de Assistência Social também está se dedicando a fornecer orientações aos estudantes da Rede Municipal de Ensino, abordando temas como o respeito às diferenças, a importância do diálogo e os mecanismos de denúncia de casos de violência, visando contribuindo para a construção de uma sociedade mais igualitária e livre de violência.
Através dessas ações, a Gerência busca sensibilizar a população sobre a gravidade desse problema social e fomentar uma cultura de respeito e igualdade de gênero. Essas iniciativas reforçam o compromisso da Prefeitura de Naviraí em promover a conscientização da sociedade para a necessidade do enfrentamento às diversas formas de violência contra as mulheres.
Disque 180
A Informação é uma ferramenta importante nessa luta. Conhecer os casos previstos é fundamental para que tanto as vítimas, como familiares e amigos, possam identificar as agressões e procurar ajuda, denunciar os crimes e romper com o ciclo de violência.
A denúncia de violência contra a mulher pode ser feita em delegacias e órgãos especializados, onde a vítima procura amparo e proteção. O Ligue 180, central de atendimento à mulher, funciona 24 horas por dia, é gratuito e confidencial. O canal recebe as denúncias e esclarece dúvidas sobre os diferentes tipos de violência aos quais as mulheres estão sujeitas.