23°
| Domingo
20 de abril de 2025

Prefeitura de Naviraí intensifica mutirões de limpeza para combater focos do Aedes aegypti

Prefeitura de Naviraí intensifica mutirões de limpeza para combater focos do Aedes aegypti
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    1 de março de 2023
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde

A Prefeitura de Naviraí, por meio da Gerência de Serviços Públicos, Núcleo de Controle de Vetores e Núcleo de Serviços Urbanos (Núcleo de Limpeza), iniciaram nesta quarta-feira (01/03), o cronograma traçado para a realização de mutirões de limpeza com objetivo de eliminar os focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e Chikungunya.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O serviço está sendo executado por equipe servidores e maquinários recolhendo lixos e entulhos. O Núcleo de Controle de Vetores está com 42 servidores a campo, vistoriando os quintais e terrenos baldios localizando e eliminando os focos em objetos diversos, como garrafas pet, sacolas, pneus, fossas abertas, ralos, vasos de plantas e outros pontos, aplicando o larvicida contra as larvas do mosquito.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O mutirão de limpeza foi iniciado nesta quarta-feira na área central pelas ruas Tupis, Guaranis, Botocudos, Natal, Fortaleza, São Luís, Belém do Pará, Manaus e parte da Avenida Amambai. O serviço será retomado nesta quinta-feira (02/03) e a meta traçada é realizar o mutirão de limpeza nas ruas que compreendem o quadrilátero formado pela Avenida Caarapó, Bataiporã, Glória de Dourados e Avenida Ponta Porã, para que os mutirões de limpeza sigam avançando para os bairros onde está ocorrendo maior incidência de casos notificados de Dengue.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A chuva que tem ocorrido desde meados de fevereiro praticamente todos os dias, aliada às altas temperaturas requer atenção redobrada do poder público e da população, para que juntos possam evitar epidemias e surtos de dengue, Zika ou chikungunya.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

Para o combate ao mosquito Aedes aegypti, é primordial evitar deixar qualquer reservatório de água parada sem proteção. O mosquito pode usar como criadouros desde espaços como caixas d’água e piscinas abertas até pequenos objetos, como tampas de garrafa, sacolas e vasos de planta.