#TBT – Educação de Naviraí: muitas conquistas e mais oportunidades para as próximas gerações

9 de fevereiro de 2023
    - Educação
    - Imprensa e Comunicação

Acredito ser importante reafirmar que, para a atual gestão, a educação é uma das prioridades. É através de uma educação inclusiva e de qualidade, que se torna possível abrir portas que poderão mudar a história das pessoas.

Um jovem qualificado, que teve a oportunidade de aprender os conteúdos indicados, e também desenvolver o pensamento crítico, estará apto tanto para buscar uma vaga em um vestibular concorrido, como para ingressar no mercado de trabalho.

É para isso que a atual Gestão da Prefeitura de Naviraí tem trabalhado, tanto para melhorar a estrutura para nossos alunos, como para os professores e colaboradores da educação.

Iremos abordar um pouco do que foi realizado em 2022, para que os pais recordem, e a população em geral, que talvez já não tenha mais filhos em idade escolar, também fique informada sobre as atividades do setor.

Uma atividade bastante marcante foi a 1ª Mostra dos Resultados do Projeto EMCINA (Educação Municipal Contribuindo e Intervindo Para o Nivelamento de Aprendizagem), Programa MS Alfabetiza e ações desenvolvidas pelos protagonistas da Educação de 1º ao 5º ano.

Na ocasião foram expostos trabalhos executados por todas as escolas da Rede Pública Municipal através de fotos, portfólios, relatos, registros e apresentações culturais, envolvendo 600 alunos.
Acompanhe outras conquistas abaixo.

VEÍCULOS
Durante 2022 tivemos a alegria de adquirir novos veículos que têm sido muito úteis para nossos alunos. Entre eles estão:
 Três picapes Renault Oroch zero quilômetro, sendo duas para a Gerência de Educação e uma para a Fundação de Cultura. Todos adquiridos com recursos próprios. No valor de R$ 116.800 cada.
 Dois ônibus para o transporte escolar, adquirido com recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação Básica – Fundeb, num investimento de R$ 580 mil cada.
 Um ônibus escolar, com 59 lugares, adquirido por meio de doação do Governo do Estado.
 Duas vans Mercedes Sprinter, destinadas ao transporte escolar dos estudantes que residem na zona rural. Os recursos vieram do Fundeb e cada veículo custou R$ 345 mil.

REFORMAS
Outra conquista importante foram as quatro reformas que concluímos em 2022, que contemplaram:
 CIEI Maria José da Silva Cançado;
 CIEI Eva Moraes de Oliveira;
 EMEIEF José Martins Flores, com reforma e ampliação de seis salas. As obras dessas três foram realizadas com recurso próprio; e
 EMEF Marechal Rondon que contou com 67,5% recurso próprio e 32,5% de verba da FUNDEB.

Também foram iniciadas outras obras, que devem ser concluídas em 2023. São elas:
 CIEI Vera Maria de Brida;
 EMEF Profª Maria de Lourdes Aquino Sotana;
 EMEIEF Vereador Odércio Nunes de Matos; e
 EMEF Prof. Diomedes Valentim Cerri – quadra coberta.

CRECHE DO IPÊ

Após uma década de espera, a atual gestão da Prefeitura de Naviraí concluiu a obra e inaugurou o CIEI Professor Francisco Antônio de Aquino, a Creche do bairro Ipê.

Outro ponto importante é a reativação das Salas de Tecnologia em duas unidades, com troca de 100% dos computadores, nas EMEFs Prof. Milton Dias Porto e Prof. Diomedes Valentim Cerri. Nas demais escolas será feita a reativação em 2023.

MATERIAIS E UNIFORMES
Os alunos da Rede Municipal foram contemplados com:
 18 mil agasalhos, entre jaqueta e calça – com investimento que ultrapassou R$ 1,6 milhão;
 7.500 pares de tênis – foram investidos quase R$ 449 mil; e
 kits escolares com cadernos, tesoura, régua, cola, lápis, lápis de cor e caneta – um investimento de R$ 550 mil.

PREMIAÇÕES
Entendemos que estamos no caminho certo quando conquistamos o reconhecimento. E isso veio para a Educação de Naviraí através de algumas premiações que são:
 Inpev – Concurso Municipal de desenho e redação (Dia do Campo Limpo);
 MPT (Ministério Público do Trabalho) – Concurso Estadual – 1º lugar na categoria Conto;
 Agrinho – Concurso Estadual – 1º lugar na categoria Redação;
 XXV OBA – Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – Medalha de ouro, prata e bronze; e
 Várias premiações no esporte escolar com a nossa seleção de futsal e vôlei.

PROJETOS E FORMAÇÕES
Também investimos em projetos e formações, pois acreditamos que é preciso ir além da grade curricular, e assim incentivar outras habilidades.
Alguns projetos realizados foram:
 ginástica rítmica – 50 alunos atendidos;
 futsal – 90 alunos atendidos;
 robótica – 180 alunos atendidos;
 Centro de Apoio Tecnológico Municipal – 62 alunos atendidos;
 Educação Especial e Inclusiva – (sala de recursos, professoras de apoio, estagiários, psicomotrocidade) – 180 alunos atendidos;
 Educação Indígena Municipal/ Apoio Intersetorial – 140 famílias atendidas; e
 Cine ao Ar Livre – Vila Rural – 600 pessoas (Porto Caiuá, Vila Industrial, Juncal e Novo Rumo).

E as formações:
 formação para a Educação Especial;
 formação de Primeiros Socorros (parceria com o Corpo de Bombeiros) – educação infantil;
 formação para o 1º ao 5º ano – MS Alfabetiza (parceria com o Governo do Estado);
 programa Diálogos Socioemocional – 6º ao 9º ano (parceria com o Governo do Estado); e
 Saúde Integrativa (consórcio Binacional – Itaipu).

OUTRAS AÇÕES
Outras ações também ganharam espaço na Educação de Naviraí, em 2022.
Uma delas é reposição salarial de 27,87% para os professores.
A abertura das extensões é algo que merece destaque, sendo:
 Extensão do CIEI Professora Zenaide Nunes dos Santos – Pré escola;
 Extensão do CIEI Professora Anaí Maria Ramos Ricci – Maternal e Pré escola; e
 Extensão do EMEF Prof. Milton Dias Porto – 1º ao 5º ano.

Além de ter sido encaminhado o projeto para o MEC, que visa a construção da creche no bairro Nelson Trad, e está em fase de análise. Estamos aguardando, cheios de confiança, uma resposta positiva, pois isso irá ajudar muito a população daquela região da cidade.