IBGE está realizando o Censo Demográfico 2022 em Naviraí

- Redação:Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:17 de novembro de 2022
- Orgãos Municipais:- Imprensa e Comunicação
- Compartilhe!
Recenseadores do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, estão visitando desde o início de agosto todos os domicílios de Naviraí para realizar a coleta de dados para o Censo 2022, dos moradores das áreas urbanas e rural do município. Até o dia 07 de novembro, 15.498 endereços tinham sido visitados, resultando em 11.398 domicílios entrevistados, 1.211 domicílios fechados e 28.228 da população recenseada. De acordo com o IBGE, o município possui 145 setores, sendo que 57 foram concluídos, 51 estão em andamento e 37 não tinham sido iniciados até a referida data.

Até o dia 07 de novembro, 15.498 endereços tinham sido visitados pela equipe de recenseadores do IBGE em Naviraí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)
A equipe tem se deparado com algumas dificuldades para avançar com a coleta de dados, como recusas de pessoas em prestar informações do questionário do Censo. Foram 75 pessoas que se recusaram a responder o questionário. Importante destacar que responder ao IBGE é uma obrigação legal de todo brasileiro e quem se nega a passar as informações solicitadas, pode até ser multado.
Outra dificuldade encontrada são imóveis fechados, ou moradores ausentes. Foram 1.211 domicílios visitados pelos recenseadores. até 07 de novembro, que estavam com moradores ausentes. Nestes casos, os recenseadores retornam em outro horário e não sendo encontrados novamente, uma notificação é deixada no local para que o formulário do Censo seja respondido em uma nova data.

Imóveis fechados ou moradores ausentes, estão entre as dificuldades encontradas pela aquipe de recenseadores do IBGE em Naviraí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)
Paulo Diniz, Coordenador de Área do IBGE em Naviraí reforça para que a população receba bem os recenseadores. “É um questionário super rápido e importantíssimo para a sociedade. Recebam bem nossos recenseadores, que estão identificados com crachá e colete do IBGE”, conclui o Coordenador, ressaltando que é por meio das respostas dos brasileiros para o Censo que o governo tem dados para desenvolver políticas públicas eficientes para população.