Saúde de Naviraí promoveu o 1º Seminário de Enfrentamento de HIV e Sífilis

23 de outubro de 2022
    - Saúde

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde, promoveu na tarde de sexta-feira (21/10), o 1º Seminário de Enfrentamento de HIV e Sífilis, que aconteceu no anfiteatro da unidade local da UEMS – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O público alvo foi formado por médicos e enfermeiros que atuam em ESFs (Estratégia de Saúde da Família), EAPs (Equipes de Atenção Primária), CEM (Centro de Especialidades Médicas), Vigilância Epidemiológica, CAPS (Centros de Atenção Psicossocial), Hospital Municipal de Naviraí, CASSEMS e Microrregião de Saúde.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O evento teve como objetivo destacar a importância da conscientização para promoção de ações de prevenção e controle de HIV/AIDS em Naviraí e nos municípios que compõem a Microrregião de Saúde. Foram abordados temas relativos às incidências de sífilis adquirida, sífilis em gestante e sífilis congênita, por se tratarem de problemas de saúde pública que possuem altas taxas de transmissão vertical.

Durante o seminário foi ministrada palestra sobre o Protocolo de Atendimentos aos pacientes com HIV, Sífilis Adquirida e Sífilis em Gestante. Em outro momento, foi apresentado o perfil epidemiológico a respeito dos casos de Sífilis, Sífilis Congênita e HIV constatados em Naviraí e na Microrregião de Saúde, que se completa com os municípios de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã, Mundo Novo e Iguatemi.