Saúde de Naviraí promove capacitação e inicia a Campanha Setembro Amarelo 2022

3 de setembro de 2022
    - Saúde

A Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, por meio do CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, deu início na quinta-feira (01/09), a Campanha “Setembro Amarelo” que visa prevenir o suicídio. O ato de lançamento da campanha contou com a presença do titular da Gerência Municipal de Saúde e aconteceu na sede da Previdência Social dos Servidores Públicos de Naviraí (Naviraiprev).

Fotos: Júnior Lopes/ Assessoria

A capacitação teve como público-alvo médicos e enfermeiros da Unidade Básica, com o intuito de informar sobre dados de suicídio, classificação de risco e abordagens do suicídio. A Psiquiatra de referência Dra. Bruna Torres Jorge [médica do CAPS], realizou a capacitação.

A coordenadora do CAPS, Patrícia Ribeiro, enfatizou sobre a importância dos profissionais da atenção primária nos atendimentos e cuidados dos pacientes em sofrimento mental. Ela lembrou que “a saúde mental é de interesse e responsabilidade de todos nós, CAPS e atenção primária”.

SETEMBRO AMARELO
Desde 2014, a Associação Brasileira de Psiquiatria – ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina – CFM, organiza, em território nacional, o Setembro Amarelo. O dia 10 deste mês é, oficialmente, o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio, mas a iniciativa acontece durante todo o ano. Atualmente, o Setembro Amarelo é a maior campanha anti estigma do mundo! Em 2022, o lema é “A vida é a melhor escolha!” e diversas ações serão desenvolvidas no decorrer do mês.