Controle de Vetores alerta para os cuidados com água parada no combate ao Aedes

29 de julho de 2022
    - Saúde

A Núcleo de Controles de Vetores, setor vinculado a Gerência de Saúde da Prefeitura de Naviraí, alerta para os cuidados com água parada em recipientes diversos, para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti que é o transmissor de doenças como a Dengue, Zica Vírus e Chikungunya. É fundamental que haja engajamento de todos [poder público e a população] evitando vasilhames que acumulem água e eliminando os focos de criação do mosquito causador de tais doenças.

O alerta se dá devido ao período mais quente, que deve predominar no segundo semestre e ao fato do município ter confirmado 01 caso do Zica Vírus, entre os dois notificados. O outro paciente aguarda resultado. Importante salientar que a única forma de infecção pelo vírus Zika ocorre pela picada do mosquito contaminado.

A Dengue, no período 01 de janeiro a 23 de julho, teve 339 casos notificados em Naviraí, com 75 confirmados, 115 descartados e 149 aguardando resultado do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN), sediado em Campo Grande.

Quanto a Chikungunya, este ano no município ocorreram 03 notificações. Destas, 01 foi descartada e 02 aguardam o resultado.

MUDANÇA DE ENDEREÇO
O Núcleo de Controle de Vetores comunica que estará atendendo em novo endereço, a partir de terça-feira, dia 02 de agosto. O órgão passará a atender na Rua Porfírio Marcelino de Araújo, número 304, próximo ao Supermercado Naviraí. No mesmo dia e local, os demais serviços ligados a Vigilância Sanitária – incluindo vigilância epidemiológica e Saúde do Trabalhador – passam a atender a população.

Foto destaque: Júnior Lopes/ Assessoria