Vigilância Sanitária e SIM intensificarão a fiscalização em Naviraí

Fiscais realizarão as visitas em estabelecimentos que comercializam alimentos perecíveis

A VISA – Vigilância Sanitária e o SIM – Serviço de Inspeção Municipal estarão intensificando as ações de visita e fiscalização em açougues, conveniências, padarias e supermercados de Naviraí. As visitas têm por objetivo orientar e fiscalizar quanto às normas tanto da VISA quanto do SIM.

O SIM é o órgão responsável por regulamentar e fiscalizar a industrialização de produtos de origem animal, a função da VISA é regulamentar e fiscalizar a comercialização destes produtos, além de atuar em todos os setores relacionados a produtos e serviços que possam afetar a saúde da população.

Nas fiscalizações, as equipes da Vigilância Sanitária e do Serviço de Inspeção orientam e fiscalizam as empresas do setor em relação à obrigatoriedade da comercialização de produtos de origem animal devidamente inspecionados pelo órgão competente (que são aqueles que possuem registro no Serviço de Inspeção Municipal, Estadual ou Federal), sobre o correto armazenamento dos produtos, higiene das instalações, prazos de validade, entre outros pontos.

É extremamente importante que os responsáveis pelos estabelecimentos se atentem para o cumprimento das normas, a fim de fornecerem alimentos seguros à população. Já o consumidor deve ficar atento e só adquirir produtos de origem animal oriundos de locais inspecionados.

“O consumo de produtos de origem duvidosa pode, por ventura, ocasionar a contaminação por algum agente patogênico e desencadear sintomas como: vômitos, diarreias, dores abdominais, febre, falta de apetite, endoparasitas, cistos pelo corpo, e em alguns casos, a depender do sistema imunológico do consumidor podendo evoluir a óbito”, alerta o gerente do Núcleo de Vigilância Sanitária, médico veterinário José Mário Fernandes.

A VISA orienta que a população naviraiense deve ficar atenta e observar alguns pontos básicos ao adquirir produtos de origem animal:

1° O produto deve ser inspecionado e possuir um dos carimbos da inspeção (SIF, SIE ou SIM);

2º O produto deve estar dentro do prazo de validade;

3° O produto deve apresentar no rótulo todas as informações sobre sua identificação;

4° O produto deve possuir embalagens íntegras, sem rasgos, sem danificações e estufamentos ou ferrugens;

5° O produto deve permanecer com características naturais de cor, odor, textura e sabor;

6° O produto deve ser devidamente armazenado (respeitando a temperatura do rótulo), desde a produção até o local da venda;

7° O produto, após a comercialização, deve ser preparado e conservado conforme informações contidas nos rótulos.

A VISA de Naviraí atende na Rua Itália n° 50 – Centro, e o SIM atende na Avenida Campo Grande n° 661-A – Centro, junto à Gerência de Desenvolvimento Econômico e Turismo.