Rhaiza Matos oficializa pedido de 10 leitos de UTI Geral para Naviraí

- Redação:Roney Minella/ Assessoria de Imprensa
- Publicação:3 de setembro de 2021
- Orgãos Municipais:
- Compartilhe!
Reivindicação foi apresentada ao secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende
A prefeita Rhaiza Matos solicitou, na tarde de ontem, quinta-feira (02-09), a habilitação de 10 leitos de UTI Geral para o Hospital Municipal de Naviraí. A reivindicação foi apresentada oficialmente ao secretário de Estado de Saúde Geraldo Resende, com a entrega do Ofício nº 26/2021/GAB.
Durante a audiência na Secretaria Estadual de Saúde, Rhaiza Matos reforçou o pedido que já havia sido verbalmente, apontando que a unidade hospitalar de Naviraí já atende em média complexidade, realiza cirurgias ortopédicas, cirurgia geral, ginecologia dentre outras especialidades em ambulatório.

Secretário Estadual de Saúde, Geraldo Resende, ao protocolar recebimento de ofício entregue pela prefeita Rhaiza Matos e gerente Geral Executiva, Maria Paula Alípio, reivindicando 10 leitos de UTI Geral para o Hospital de Naviraí. Foto: Ricardo Minella
“Considerando a microrregião de Naviraí, convergem para o Hospital de Naviraí pacientes dos municípios de Juti, Itaquiraí, Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Esses seis municípios do Cone Sul possuem uma população de aproximadamente 150 mil pessoas que contam com o bom funcionamento deste Hospital Municipal e, sobretudo, com leitos de UTI”, justificou a prefeita Rhaiza.
O levantamento feito pelo Governo de Naviraí para o financiamento tripartite que garanta a habilitação dos 10 novos leitos de UTI Geral, aponta o custo de R$ 750.000,00 mensais, com R$ 240.000,00 de custeio federal. “Nossa proposta é que o restante dos valores não custeados sejam rateados em 50% de verba do Governo do Estado e, os outros 50%, proporcionalmente pelos demais municípios da microrregião de Naviraí”, sugeriu Rhaiza Matos.

Prefeita Rhaiza Matos e gerente Maria Paula Alípio durante a audiência na Secretaria de Estado de Saúde: reivindicações em prol da população de Naviraí. Foto: Ricardo Minella
“É um compromisso nosso e do Governo do Estado para o pós-pandemia, garantir a implantação destes 10 leitos de UTI Geral para Naviraí. Vamos encaminhar esta reivindicação oficial que, na verdade reforça o interesse do Município em proporcionar mais Saúde para a população de Naviraí e região. Este pedido vem ao encontro da proposta que temos como parte do processo de regionalização da saúde em Naviraí. O custeio pode ser pactuado com os municípios que integram a microrregião”, respondeu Geraldo Resende sinalizando positivamente à reivindicação da prefeita de Naviraí.
(Roney Minella – Jornalista DRT/MS)