Estagiários atendem prioridades da Gerência de Educação de Naviraí

Contratação contempla também setores administrativos de unidades escolares e atendimentos de alunos dentro de salas de aulas

A contratação de estagiários pela Prefeitura de Naviraí está sendo considerada, pela Gerência de Educação e Cultura, como uma das soluções mais acertadas pela Administração para garantir e agilizar atendimentos de responsabilidade do poder público.

Levantamentos apresentados pela gerente de Educação, Tatiane Morch, mostram que o Executivo Municipal ao atender a solicitação da Gemed, por determinação da prefeita Rhaiza Matos, está promovendo a praticidade e, sobretudo, a economicidade aos cofres da Prefeitura ao abrir a contratação de até 115 estagiários. Ao mesmo tempo, o Município contribui efetivamente para a qualificação dos universitários bolsistas.

O Instituto Euvaldo Lodi (IEL) é agente intermediador que promove a integração entre as instituições de ensino e o município de Naviraí, viabilizando a contratação dos estagiários que estão atendendo a contento a Gerência de Educação e suas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino .

Para o atual ano letivo, tendo em vista o retorno presencial das aulas, a partir da Pré Escola, a Gerência de Educação solicitou contrato de 8 meses com a Empresa IEL. O contrato garante estagiários para a Gemed, secretarias das escolas municipais e salas de aulas. Dos 115 estagiários contratados, 102 deles ocupam vagas que atendem demandas externas, acompanhando, por exemplo, crianças com alguma dificuldade de aprendizado, comprovada por laudo médico.

Imagem: Estagiários atendem prioridades da Gerência de Educação de Naviraí, 2021 - Assessoria de Imprensa

“Alguns alunos necessitam de acompanhamento individualizado. O professor regente de sala, ministra a aula para toda a classe, não conseguindo dar atenção adequada às necessidades específicas dos alunos com distúrbios de aprendizagem ou deficiência sensorial/motora. Neste contexto, as ações dos estagiários têm sido de fundamental importância para o processo de ensino, pois, eles têm feito estes atendimentos exclusivos. Aliás, ainda faltam 30 estagiários para atender a demanda da Educação”, afirma Tatiane Morch.

HISTÓRICO

Para as contratações de estagiários feitas por meio do Instituto Euvaldo Lodi, a taxa é de apenas R$ 29,65 00, por estagiário contratado, pela intervenção, documentação e efetivação do contrato. Em 2019, último ano em que as aulas ocorreram normalmente, foi pago o total de R$ 1.910.240,37 durante os 12 meses para manter os estagiários nas unidades escolares. Em 2020 o aproveitamento de 190 estagiários custou R$ 382.831,09, referente a 4 meses de trabalho (janeiro a abril). Após isso, os contratos foram encerrados devido à suspensão das aulas presenciais, só voltando agora para suprir as necessidades das aulas presenciais.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)