Prefeitura de Naviraí conclui o curso “Processamento Caseiro de Banana”

Roney Minella
    5 de julho de 2021
    - Assistência Social
    - Políticas Públicas para Mulheres

Aulas gratuitas foram ministradas pelo Senar, através da Gerência de Assistência Social, Sindicato Rural e apoio da Coordenadoria da Mulher

A Prefeitura de Naviraí através da Gerência de Assistência Social, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), com o apoio da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher e tendo como mobilizador o Sindicato Rural de Naviraí realizou mais um curso de capacitação: “Processamento Caseiro de Banana”.

O curso faz parte do Projeto de Qualificação Profissional “Mudando Vidas, Realizando Sonhos”, que visa capacitar pessoas, sejam jovens ou adultos, interessados em aprender técnicas de produção e prestação de serviços. Nos diversos cursos do projeto, os participantes poderão fabricar seus próprios produtos ou desenvolver habilidades para prestações de serviços.

Imagem: Prefeitura de Naviraí conclui o curso “Processamento Caseiro de Banana”, 2021 - Assessoria de Imprensa

Participantes do Curso de Processamento Caseiro de Banana, realizado pela Prefeitura de Naviraí, Senar, Sindicato Rural, Assistência Social e Coordenadoria de Políticas Públicas para Mulher.

Nos três dias do Curso de Processamento Caseiro da Banana, de 28 a 30 de junho, com a participação da capacidade máxima permitida de sete alunos em cada curso, e seguindo os protocolos de biossegurança, foram apresentadas diversas técnicas de fabricação de mais de uma dúzia de receitas.

“Foi um curso muito bom onde as participantes aprenderam boas práticas alimentares, manejo adequado e deliciosas receitas feitas com a banana. A capacitação gratuita integra o portfólio de cursos da Gerência de Assistência Social e tem como objetivo melhorar a renda e qualidade de vida das famílias”, explica a gerente Lucinéia Pulquério Franciscatti (Assistência Social).

Leila Matos (1ª à esquerda) e Lucinéia Pulquério Franciscatti (ao centro) da Coordenadoria da Mulher e Gerente de Assistência Social, respectivamente, com participantes do curso.

“Foi sucesso total porque o curso contemplou temas que vão desde a origem da banana até o reaproveitamento da casca da banana e seus mais diversos usos e consumos na culinária. O mobilizador passou informações sobre as características da fruta, boas práticas de manipulação, variedades e pratos cheios de sabor, para conquistar os mais exigentes paladares”, enfatiza Leila Matos (Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher).

Apoiaram a realização do curso os parceiros: Mercado Kraus, Supermercado CVale, Só Frutas, Banca da Lúcia, e Sítio Maria Antônia – Girolando Rosa dos Ventos. Os próximos cursos serão divulgados nas redes sociais, site da Prefeitura e faceboock da Prefeitura e da Assistência Social, conforme confirmações e programações das parcerias.

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)