Governo de Naviraí acompanham visita técnica à clínica de Hemodiálise

Diretores de empresa que ganharam licitação receberam pedidos de adequação da prefeita Rhaiza Matos

A prefeita Rhaiza Matos, o vice-prefeito Márcio Araguaia e os gerentes Ronaldo Alexandre (Saúde), Paulo Roberto Jacomelli (Procurador Geral) e Maria Paula de Castro (Procuradora Geral-Adjunta) visitaram as futuras instalações da clínica de hemodiálise de Naviraí, intitulada Centro de Nefrologia “Sakae Kamitani”, que vai funcionar no antigo prédio do Hemonúcleo.

A empresa MRM Gestão em Saúde venceu a licitação no ano passado para ativar a clínica e prestar os atendimentos aos crônicos renais de Naviraí e região. Os Diretores Rildo de Jesus (Administrativo) e Rogério de Mendonça (Operacional) recepcionaram as autoridades do Executivo e apresentaram toda a estrutura existente no local. “Precisamos de readequações físicas por parte da engenharia e setor de obras”, explicou Rildo.

A vistoria foi feita em todas as repartições do centro de hemodiálise. Inicialmente, Rhaiza Matos constatou que as 18 máquinas compradas pela MRM, que serão utilizadas para o tratamento da insuficiência renal e deveriam ter sido instaladas em novembro do ano passado, continuam dentro das caixas.

Imagem: Rhaiza e Márcio acompanham visita técnica à clínica de Hemodiálise, 2021 - Assessoria de Imprensa

Diretor Rildo de Jesus (Administrativo) explica à prefeita Rhaiza Matos o funcionamento do Sistema de Tratamento de Esgoto do futuro Centro de Nefrologia de Naviraí. Foto: Roney Minella

“Somente estas 18 máquinas custaram R$ 1,197 milhão. Fizemos a aquisição e já instalamos todo o Sistema de Tratamento de Água no valor de R$ 300 mil. Também estamos com todos os móveis, computadores e aparelhos de ar condicionado comprados. Logo vamos iniciar a instalação da rede de informática. No total, já investimos aqui R$ 2,5 milhões”, destacou o Diretor Administrativo.

“Estamos buscando informações para que possamos, dentro da realidade de nossa gestão, garantir a resolução dos gargalos que estão travando a ativação desta importantíssima clínica de hemodiálise. Por isso, estamos determinamos aos nossos gerentes que nos auxiliem nessas decisões técnicas”, comentou Rhaiza Matos.

Prefeita Rhaiza Matos apresenta considerações ao Diretor Rildo de Jesus (Administrativo). Foto: Roney Minella

“Vamos atender as reivindicações dentro da legalidade, inclusive, com respaldo do Ministério Público que está acompanhando para a formalização de um TAC (Termo de Ajuste de Conduta). O que não podemos permitir é que os pacientes de hemodiálise continuem fazendo três viagens semanais, cansativas, tendo um enorme sofrimento sendo que tudo isso poderá ser minimizado com a ativação desta clínica”, resumiu a prefeita de Naviraí.

Prefeita Rhaiza (à esquerda) ao deixar as instalações da clínica de Hemodiálise e defender que órgão deve ser ativado para diminuir sofrimento dos crônicos renais. Foto: Roney Minella

(*Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)