Ministério da Saúde cancela o Dia D da vacina Influenza

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal de Saúde, vem a público informar que o Ministério da Saúde do Governo Federal fez o adiamento do que estava marcado para acontecer dia 9 de maio. Então nesse dia não terá o Dia D da Vacina Influenza, informando também que o início da próxima fase da Campanha Nacional de Vacinação, dividido em duas etapas o público-alvo que ainda não havia sido contemplado. Em consequência, a estratégica de vacinação seguirá até o dia 5 de junho, ganhando duas semanas a mais.

Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica do município, enfermeira Danila Queiróz, “de acordo com o Governo Federal a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantã. Aumentando o tempo da campanha e dividindo mais os públicos que devem ir até os postos, diminuem-se também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, pontuou a titular de Vigilância Epidemiológica da Prefeitura de Naviraí.

Danila explicou também que os Estados e Municípios estão recebendo as doses da vacina da gripe Influenza de forma escalonada, a cada semana, conforme são produzidas no Instituto Butantã.

Confira como ficou o calendário de vacinação depois das alterações:

– De 11 a 17/05: crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com deficiência, gestantes e puérperas até 45 dias;

– De 18/05 a 05/06: adultos de 55 a 59 anos, professores das escolas públicas e privadas.

OUTRAS INFORMAÇÕES

Os doentes crônicos, os motoristas, os caminhoneiros tem que levar alguma comprovação do seu quadro. Da parte dos doentes crônicos um laudo que fale da doença que ele tem ou, no caso dos asmáticos, levar a receita do corticoide que ele usa. No caso das gestantes levar a carteirinha de gestante, no caso das puérperas até 45 dias, trazer consigo o registro de nascimento da criança. As vacinas estão a disposição nas unidades de saúde do município.