Escolas municipais de Naviraí tiveram autorizações de funcionamento renovadas

Carol Touro, gerente de Educação, disse que as autorizações de funcionamento vencidas das 11 escolas municipais foram renovadas.

Desde que foi nomeada titular da Gerência Municipal de Educação (Gemed), pelo prefeito Dr. Izauri Macedo a professora Carol Touro enfrenta vários desafios e neste ano para ela um dos maiores foi a renovação da autorização de funcionamento de 11 escolas da Rede Municipal de Ensino (Reme) junto ao Conselho Municipal que é um órgão consultivo e deliberativo e faz essa fiscalização necessária para poder emitir tal documentação. “Esse conselho é formado tanto por pessoas que são servidores, mas também pessoas da sociedade civil organizada e da sociedade civil como um todo”, explicou ela.

Carol Touro explicou que “tivemos que fazer reformulações, adequações, tanto naquilo que é tocante à estrutura física, como também na parte pedagógica. Então, nesse momento, quero agradecer o engajamento do Conselho através de seus membros, porque foram todos que participaram de inúmeras e cansativas reuniões para avaliarem as 11 escolas da Reme, incluindo aí as da zona rural, que são da Fazenda Novo Rumo e do Assentamento Juncal”.

A professora salientou que como o Conselho é atuante e determinado, “foi um grande desafio fazer as adequações que já tinham sido solicitadas nas gestões anteriores e nós conseguimos fazer algumas delas e vamos continuar o nosso trabalho para atender todos os quesitos exigidos deste Conselho”, explicando ela que algumas escolas conseguiram dois anos e as outras, três anos. “Teremos que dar continuidade as adequações tanto no que tange as estruturas físicas, como as pedagógicas e a parte administrativa. Queremos dizer que elas estão em pleno funcionamento e esse era o nosso maior desafio para 2019”, salientou.

ALUNOS E SERVIDORES DA EDUCAÇÃO

A professora Carol Touro afirmou que o setor educacional do município hoje emprega em torno de 1.000 servidores e que atende uma demanda em torno de 7.500 alunos na Rede Municipal de Ensino. “Quero aqui agradecer a todos pelo engajamento na Educação, a cada diretor, a cada gestor escolar, aos coordenadores, professores e toda equipe administrativa que envolve as escolas, desde os vigias até a secretária escolar pelo que fizeram neste ano”, ressalvou ela.

Ao continuar sua prestação de contas, a gerente Carol, da Educação, afirmou que com empenho do prefeito Izauri esse ano foram entregues mais de 15.000 uniformes aos alunos da Reme. “As conquistar foram muitas e importantes. Nossa frota de ônibus escolares nunca esteve tão boa. E em nome do prefeito Izauri quero agradecer a todos da garagem, aos motoristas, porque em um ano financeiramente apertado eles com muitas dificuldades puderam nos atender”, lembrou Carol Touro.

Outro setor bastante elogiado por Carol Touro foi o da merenda escolar pela sua qualidade oferecida aos alunos, bem como a qualidade do transporte realizado aos cuidados da municipalidade. “O nosso principal objetivo é ofertar uma educação municipal de qualidade e as que as nossas crianças tenham, principalmente, oportunidades porque estamos aqui para oportunizar e dar acesso a educação, que vai desde as salas de aulas até as atividades esportivas, atividades culturais e todo o envolvimento que é realizado por cada diretor dentro das unidades escolares”, disse.

REFORMA DAS ESCOLAS

Ao falar sobre as reformas, pinturas e readequações realizadas em algumas escolas da Reme, a professora Carol Touro disse que atendeu a um pedido do prefeito Dr. Izauri Macedo. “Não conseguimos chegar em todas ainda, mas algumas delas que há mais de 10 ou 15 anos não recebiam nenhum tipo de reforma ou pintura, esse ano nós conseguimos avançar e concluir algumas”, explicou a professora.