Rio + Limpo foi realizado neste domingo no Porto Caiuá

25 de novembro de 2019
    - Meio Ambiente

A Prefeitura de Naviraí por meio da Gerência de Meio Ambiente realizou neste domingo (24), a 8ª Edição do Rio+ Limpo com a participação de pescadores profissionais e amadores que apoiaram essa iniciativa. Além do prefeito doutor Izauri Macedo, gerentes municipais Astolfo Mendes (Meio Ambiente), Milena Feuser (Administração), Marizélia Mazzini (Assistência Social), e de outros servidores municipais, colaboradores também ajudaram o seu sucesso.

O projeto Rio + Limpo foi lançado pelo ICMBio e aderido pelos municípios que fazem parte do Parque Nacional de Ilha Grande. A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência Municipal do Meio Ambiente realiza o evento desde o início de 2012, onde já foi possível retirar mais de 25 toneladas de lixo das ilhas pertencentes ao nosso município.

Parque Nacional de Ilha Grande é um arquipélago formado por mais de 180 ilhas, sendo que 21 delas, num total de 6.585 hectares pertencem ao nosso município, os quais são locais ricos em biodiversidade e que devem ser preservados. Essa área encontra-se dentro de outra Unidade de Conservação, a APA Ilha e Várzeas do Rio Paraná.

Este ano o projeto Rio + Limpo contou com o patrocínio da Itaipu Binacional, JBS Couros e Usina Rio Amambai Agroenergia, como também de uma parceria de trabalho com a Coripa, PMA, Bombeiros, Areia Bergamo, Associação dos Moradores do Porto Caiuá, Associação de Pescadores, Colônia de Pescadores, Rotary Club, Sanesul e gerências municipais de Serviços Públicos, Obras, Desenvolvimento Econômico, Educação, Saúde, Fundo Municipal do Meio Ambiente e Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente.

A ação nesta 8ª edição retirou 02 caminhões e meio de lixo que estavam na barranca e ilhas, foram vários barcos que participaram do evento que contou com a presença das equipes de Bombeiros e Policia Ambiental, dando total apoio a todos os participantes.

GERENTE MEIO AMBIENTE

Ao falar na abertura do Projeto Rio + Limpo realizado neste domingo (24) no Porto Caiuá, à margem direita do rio Paraná, o titular da Gerência Municipal de Meio Ambiente, Astolfo Carlos Mendes, disse que “gostaria de agradecer a cada um dos patrocinadores e dos participantes desse projeto hoje aqui no Porto Caiuá. Essa ação é de suma importância para o meio ambiente e a preservação das ilhas do Parque Ilha Grande. Esse é um evento que todo o ano o prefeito doutor Izauri faz questão que aconteça”, ressaltou ele.

VEREADOR FI DA PAIOL

Único vereador presente ao evento, Claudio Cesar Paulino da Silva, o popular Fi da Paiol que participou de forma ativa posteriormente no projeto, disse que “quero parabenizar a toda organização pela realização de mais esse evento. É o terceiro que eu participo aqui no Porto Caiuá. Sempre estou preocupado com o meio ambiente”, enfatizou ele que representou a Câmara Municipal.

PREFEITO IZAURI MACEDO

O prefeito dos naviraienses, doutor Izauri Macedo fez questão de participar do projeto Rio + Limpo. Na abertura oficial ele disse que “isso aqui na verdade, é da maior importância. Nós estamos aqui contribuindo com o meio ambiente, tirando o lixo da barranca do rio. Isso precisa ser muito divulgado porque é uma ação que visa a sustentabilidade. Nós precisamos mostrar para as pessoas que saem de suas casas na cidade que vêm aqui desfrutar desse paraíso que são nossas praias no rio Paraná a importância de não deixarem lixo nesses lugares”, disse ele.

Doutor Izauri destacou a participação de todos nesse projeto. “Ver todos engajados nessa luta é uma coisa muito importante. Penso que nós temos por aí muitas coisas pela frente. Foi falado da pavimentação asfáltica de Querência do Norte, do lado paranaense, até o Porto Felício e do lado de cá, do Porto Caiuá até Naviraí. Essa é uma luta que está sendo travada no Paraná e em Mato Grosso do Sul. Nós dependemos, na verdade, de uma participação maior nisso. Isso não pode ficar só dependendo das Prefeituras, da Câmara de Vereadores. Nós temos que mobilizar toda a sociedade para que possamos levar essa reivindicação ao governador do Paraná e ao de Mato Grosso do Sul, mostrando aos governadores que essa aspiração não é apenas da parte dos Executivos e Legislativos”, concluiu ele sua fala.