Assistência Social realiza capacitação para conselheiros

Assistência Social realiza capacitação para conselheiros
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    7 de março de 2019
  • Orgãos Municipais:
    - Assistência Social
    - Políticas Públicas de Juventude

A Prefeitura de Naviraí através da Assistência Social realizará nos dias 11,12 e 13 de março na UFMS, “Formação para Conselheiros de direitos, Tutelares e Rede de Atendimento à Criança e ao Adolescente”.

Segundo a gerente de Assistência Social do município de Naviraí Marizélia Mazzini, o sistema de garantia de direitos da Criança e do Adolescente surgiu para assegurar e fortalecer a implementação do Estado da Criança e do Adolescente (ECA), com vistas a sanar as dificuldades ainda existentes para garantir a proteção integral.

Este sistema é formado pela integração e articulação entre o Estado (nas suas mais diversas politicas públicas), famílias e sociedade civil. Portanto para o funcionamento desse mecanismo é necessário a formação e capacitação de todos os agentes que compõem essa rede, sua participação e representante de cada unidade que faz parte da rede, é fundamental neste processo.

O evento é uma parceria com a Secretaria de Saúde do Estado e da Gerência de Saúde do município e a palestra será ministrada pelo executor dessa formação Gilberto de Souza Rodrigues. A Capacitação é discutir como funciona o sistema de garantia de direitos vinculados ao Conselho Municipal (CMDCA), ao Conselho Tutelar e a Rede de Atendimento.

A Capacitação está divido em três momentos: No primeiro dia, será voltado ao entendimento aos conselheiros do CMDCA, com enfoque principal sobre conselho Tutelar de como funciona, quais as ações que deverão ser desenvolvidas pelos conselheiros no envolvimento com as demais politicas públicas, etc…

No segundo dia do evento acontece a formação e fortalecimento da rede de atendimento a criança e ao adolescente. No terceiro dia é especificamente a conselheiros tutelares, através do CIPIA que é um sistema de lançamento de dados nacional e obrigatório. Esse sistema passou por algumas transformações no final do ano, por isso é preciso atualizar conhecimento nesse aspecto.

Marizélia destaca a importância da participação de todos em especial das proteções na área da saúde, cada Unidade de Saúde e da Educação precisa estar atenta. As inscrições poderão ser feitas via internet até o dia 08/03, encerrando as 15h do mesmo dia, acessando o link: http://www.navirai.ms.gov.br/fcrianca ou ainda pelo fone 3924 – 4127 falar com Michele ou Irene.

Pular para o conteúdo