Projeto Gerando Vidas é desenvolvido no centro de referência de assistência social (CRAS I)

24 de outubro de 2018
    - Assistência Social

A prefeitura Municipal de Naviraí por intermédio da Gerência de Assistência Social desenvolve o Projeto “Gerando Vidas” no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS I), estrutura física onde o serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) é executado, sendo uma unidade pública estatal de referência da rede de proteção social básica.

O PAIF é o principal serviço de proteção social básica que desenvolve o trabalho social com famílias. Foi reconhecido pelo governo federal como um serviço continuado de proteção básica (Decreto Nº 5,085/2004), passando a integrar a rede de serviços sócio assistenciais.

O trabalho em grupo com gestantes prevê o desenvolvimento de potencialidades ,aquisições das famílias e o fortalecimento de vínculos familiares e comunitários, por meio de ações de caráter preventivo, protetivo e proativo.

Esse serviço objetiva incentivar as famílias a discutir e refletir sobre as situações vivenciadas e interesses comuns que se referem à função protetiva das famílias, os principais cuidados com a gestação e com o bebê, os direitos que as famílias e seus membros possuem e formas de acessá-los, bem como demais temáticas que possam contribuir para a melhora do convívio familiar.

Os encontros do grupo “Gerando Vidas” são realizados uma vez por mês, no período matutino, às 8h30. Trata-se de um processo de caráter continuado e planejado, por período de tempo determinado, no qual as usuárias participarão apenas durante o período gestacional. O grupo é aberto e todos os meses poderá haver entrada de participantes.

Mulheres inscritas que participam do projeto

É realizado cronograma de palestras, sendo estas executadas em parceria com profissionais da Gerência Municipal de Saúde e oficina de atividades manuais. São intercalados encontros com palestras temáticas à gestação e encontros onde é realizado oficinas, podendo estas ser de: Colagem em tecido e fitas, crochê, bordado ponto cruz, trabalhos em E.V.A, decoupagem e MDF.

As oficinas tem como intuito, proporcionar momento de aprendizado através de um espaço de escuta e convivência social, onde possam partilhar suas vivências e sentimentos em relação à gestação, bem como, as mães saem satisfeitas por contribuir de forma manual na confecção de objetos que irão pertencer ao seu filho.

O objetivo principal do projeto é minimizar possíveis situações de vulnerabilidade social e estimular o vínculo afetivo entre mãe e bebê.