Prefeitura de Naviraí através do Núcleo de Vigilância Sanitário fez a castração de 116 Gatos

Prefeitura de Naviraí através do Núcleo de Vigilância Sanitário fez a castração de 116 Gatos
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    6 de fevereiro de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Vigilância Sanitária
  • Compartilhe!

Com o objetivo de atender o anseio de várias pessoas residentes em Naviraí, o Núcleo de Vigilância Sanitária do município através do seu titular, Dr. José Mário, desenvolveu com sucesso no período de 05 de novembro de 2019 a 30 de janeiro de 2020, uma campanha de castração de gatos machos. Segundo ele, foi cadastrado um total de 135 gatos e desses, 116 foram castrados, já que 19 não compareceram no dia e hora marcados para tal finalidade.

José Mário ao falar a respeito dos procedimentos realizados pela Visa, disse que a ação de castração contou com a sua participação e o trabalho voluntário da Dra. Emille Paola. “Realizamos tal iniciativa com sucesso e ainda este ano devemos marcar outra campanha para a castração de cães machos em data a confirmar”, explicou ele.

Outra noticia importante é que a implantação do abrigo animal está em andamento para que estas campanhas sejam executadas de forma contínua e que os profissionais com estabelecimentos em condições de executarem os procedimentos foram convidados para serem voluntários e continuarão sendo.

CAMPANHA DE CONSCIENTIZAÇÃO

Doutor José Mário ao falar o porquê dessa iniciativa da Vigilância Sanitária, explicou que a finalidade era “proporcionar condições para que pessoas de menor poder aquisitivo pudessem realizar as castrações sem custos, já que muitos proprietários querem tais procedimentos já que seus animais de estimação estão em grande quantidade”, enfatizou.

Em Naviraí existe uma lei municipal para o controle de natalidade de cães e gatos e o município está empenhado no cumprimento desta legislação, através das castrações. A campanha foi realizada porque existem muitos animais soltos nas ruas e os mesmos estão sem cuidados que poderão desenvolver várias doenças prejudiciais ao ser humano, como Leishmaniose, sarna, raiva e outras.