“Projeto Ativamente” atende professores e servidores da Educação de Naviraí

“Projeto Ativamente” atende professores e servidores da Educação de Naviraí
  • Redação:
    Roney Minella
  • Publicação:
    8 de junho de 2021
  • Orgãos Municipais:
    - Educação
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Devido à pandemia da Covid-19 Prefeitura inova e presta atendimento psicológico aos trabalhadores da Educação

 

A Prefeitura de Naviraí, numa iniciativa da Gerência Municipal de Educação e Cultura, está prestando atendimento psicológico aos docentes e aos administrativos da educação municipal. A proposta considera os problemas surgidos com a imposição do isolamento social e, principalmente, a interrupção temporária das aulas presenciais.

 

O “Projeto Ativamente” iniciou em março, visando diminuir o impacto  psicológico sofrido pelos professores que foram obrigados a intensificar a jornada de trabalho devido à pandemia do coronavírus. “Para este projeto, contamos com total aval da prefeita Rhaiza Matos e contratamos duas psicólogas. Uma foi designada para atender a educação inclusiva e outra psicóloga ficou na GEMED, para atendimento aos professores”, anuncia a gerente Tatiane Morch (Educação e Cultura).

 

Até o presente momento o projeto recebeu um total de 54 inscritos. “Os atendimentos são realizados de forma online, no período matutino. Agora, vamos ofertar o atendimento psicológico aos servidores do setor administrativo”, acrescenta a responsável pelo projeto, psicóloga Alessandra Fonseca de Lima (CRP 14/07264-5).

Imagem: “Projeto Ativamente” atende professores e servidores da Educação de Naviraí, 2021 - Assessoria de Imprensa

Psicóloga Alessandra Fonseca de Lima (Coordenadora do Projeto Ativamente) e a gerente de Educação Tatiane Morch. Foto: Roney Minella

 

O atual cenário global trouxe ao setor educacional um desgaste emocional sem precedentes, sobretudo, aos docentes, devido às incertezas. “Identificamos o medo, a insegurança e o pânico entre os professores. As relações sociais vêm sofrendo abalos diários devido ao sentimento de pesar de alunos e suas famílias, reverberando diretamente no ambiente educacional, junto aos professores. Tudo isso está exigindo uma carga extra de cuidado, atenção e responsabilidade. Lidar com este “novo normal” é o que estamos propondo através do atendimento psicológico”, justifica Alessandra Fonseca de Lima.

 

A gerente Tatiane Morch vai mais além e observa que as necessidades emocionais interferem, e muito, nas aulas on-line. “Tudo está sendo feito remotamente. Os professores têm que conquistar a atenção dos alunos para o sucesso do ensino. Toda a pressão social recai sobre os ombros dos professores. Visando diminuir esta carga mental e laboral decidimos pelo atendimento psicológico para que doenças clínicas sejam evitadas”, pontua Tatiane.

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS nº 1.432)