Profissionais de saúde em Naviraí recebem treinamento de prevenção contra Coronavírus

Profissionais de saúde em Naviraí recebem treinamento de prevenção contra Coronavírus
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    16 de abril de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Saúde
  • Compartilhe!

 

Naviraí não é diferente dos demais municípios brasileiros e nem de outros países que estão envolvidos na exterminação do propagado Coronavírus. Visando preparar as equipes de profissionais de saúde, em especial, que trabalham no Hospital Municipal, a pedido do prefeito Dr. Izauri Macedo, cursos de treinamentos e aperfeiçoamentos estão sendo ministrados em nossa cidade. Tudo isso tem por finalidade deixar os profissionais da saúde pública preparados para prestar da melhor forma possível os atendimentos necessários.

Para Edvan Thiago, que é fisioterapeuta por formação e presta serviços tanto em Naviraí como no Hospital Universitário, de Dourados, “nós precisamos nos adaptar e nos preparar para vencermos o coronavírus. Quem não é da equipe da saúde, precisa fazer o isolamento social e quem é da saúde, está precisando aprender a lidar com essa doença. Isso requer alguns cuidados e não só cuidados, mas também a mudança na forma de abordar algumas questões relacionadas ao nosso trabalho. Montamos treinamentos para as equipes de profissionais do hospital municipal de Naviraí, sendo na segunda à tarde e na terça-feira ministrado o último treinamento”, disse ele.

Edvan disse que nesse treinamento foram repassados informações importantes, para os enfermeiros algumas técnicas, alguns cuidados e algumas informações que nós já temos. “Recebi treinamentos não só aqu, mas também no Hospital Universitário de Dourados e compartilhei com eles o que aprendi. Falamos especificamente do momento de atendimentos a pacientes mais graves, que apresentam sintomas mais severos e os cuidados que precisam tomar quanto ao Coronavírus. Abordamos os cuidados voltados aqueles pacientes que progrediram para intubação oratraquial, ou seja, utilização de uma via aérea especial e utilização de respiradores, ou seja, será um paciente com ventilação mecânica”, explicou Edvan Thiago.

“Essa foi a primeira parte do nosso treinamento. A gente pensou aí em oxigenação, como lidar com os equipamentos que nós temos, qual o papel de cada um nesse momento mais crítico. Nós treinamos a equipe na montagem, na desmontagem, na troca de circuitos e aparatos que são relacionados a ventilação mecânica, a gente treinou a parametrização básica de ventilação mecânica para esses pacientes. O que vem a ser isso: usar os valores adequados para iniciar a ventilação mecânica. A gente pensou em tudo o que cada profissional deve fazer neste momento crítico. Essa foi uma parte do nosso treinamento” salientou o profissional.

MANEJO DOS EQUIPAMENTOS

A outra parte do treinamento foi com o manejo de equipamentos que são utilizados para a retirada de algumas secreções que são relacionadas ao coronavírus, em especial de vias aéreas, como a gente lida com esses equipamentos que a gente tem como fazer o procedimento, como limpar, como substituir o equipamento para que não haja uma contaminação maior dos profissionais envolvidos. Além disso, falamos que nesse momento está sendo muito importante para nós da saúde que é a questão dos cuidados de proteção do profissional. Cada pessoa que está em nossa sociedade tem um papel.

Ele disse também que “a parte importante do treinamento foi de como colocar equipamentos de proteção individual, bem como a retirada desses equipamentos. A gente ensinou como colocar o avental, como utilizar as máscaras de proteção, como utilizar os óculos de proteção, as viseiras, como a gente faz em equipe as paramentações e as desparamentações, tem sido preconizado o caso de coronavírus que seja realizado em equipe. O momento mais crítico é o momento da retirada desses equipamentos, desses EPI´s, onde já estão contaminados e a gente precisa tomar todo o cuidado para não contaminar o profissional” salientou Edvan Thiago.

Imagem: Profissionais de saúde em Naviraí recebem treinamento de prevenção contra Coronavírus, 2020 - Assessoria de Imprensa Imagem: Profissionais de saúde em Naviraí recebem treinamento de prevenção contra Coronavírus, 2020 - Assessoria de Imprensa Imagem: Profissionais de saúde em Naviraí recebem treinamento de prevenção contra Coronavírus, 2020 - Assessoria de Imprensa

HOSPITAL PREPARADO

Hoje no hospital já existem alas que estão modificadas, sejam alas de isolamento, seja de remanejamento de leitos, seja com a geração de leitos de isolamento. “Eu tenho observado que a gestão não tem medido esforços para conseguir o que está faltando para que o hospital possa prestar um atendimento de forma adequada as pessoas que necessitarem. Então, o que tem é um compromisso de toda a equipe do hospital em prestar um bom atendimento de forma adequada ao que essa patologia e o que essa doença pede mas de uma forma muito integrada e muito responsável com muita preocupação em não se contaminar. Na parte que traz preocupação de todos nós, não diferente a pessoa estar aí nas ruas, o profissional de saúde também tem medo de se contaminar e nós estamos muito expostos a isso, porque somos nós que estamos na linha de frente no atendimento, mas isso não tem feito que a gente pare de trabalhar. A gente tem ido com preocupação para o trabalho mas temos feito o que precisamos fazer e estamos aí com esses treinamentos para como agir e tomando todos os cuidados para não nos contaminarmos”.

A Prefeitura de Naviraí está pedindo para que todas as pessoas que não fazem parte da área de saúde que fiquem em suas casas, o Coronavírus ele é presente, o Covid 19 é uma realidade e infelizmente nós estamos tendo que passar por isso, mas vamos passar cada um fazendo o seu papel. Você que não faz parte da área de saúde, contribua com o isolamento social, você precisa ficar na sua casa, porque essa é a ordem que você recebeu agora. Entenda que o principal problema que você provoca estando na rua é disseminar essa doença. Se você disseminar o sistema de saúde não só de Naviraí, mas do mundo todo não estava preparado para encarar essa doença.

Se todos tiverem a consciência de seu papel neste momento, com certeza a gente vai passar de uma forma muito mais tranquila essa pandemia e vamos minimizar ai o estrago que essa doença está fazendo.