Prefeitura, UEMS e IFMS iniciam projeto de pesquisa no Parque Natural Municipal de Naviraí

Prefeitura, UEMS e IFMS iniciam projeto de pesquisa no Parque Natural Municipal de Naviraí
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    2 de fevereiro de 2023
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

A Prefeitura de Naviraí, através da Gerência de Meio Ambiente, em parceria com Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS), Centro de Estudos em Recursos Naturais e o Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) iniciaram o projeto de pesquisa no Parque Natural Municipal de Naviraí.

 

O objetivo do trabalho é estudar a diversidade de peixes na área do parque e seu entorno e fornecer subsídios para a atualização do Plano de Manejo, como ocorrência de espécies ameaçadas de extinção, bem como subsidiar as ações de divulgação científica já desenvolvidas pela Gerência de Meio Ambiente. A primeira etapa ocorreu no período de 24 a 27 de janeiro, para amostragens de peixes e contou com o apoio logístico da Fazenda Três Irmãos (Vaca Branca).

Foto: Divulgação/GEMA

A equipe da Gerência de Meio Ambiente nesta primeira etapa contou com apoio e presenças de especialistas que atuam na linha de ecologia de peixes, mas também em avaliação e monitoramento ambiental em ecossistemas aquáticos; em ecologia reprodutiva de peixes de riachos; em ecologia de peixes; em Geotecnologias e Modelagem espacial de distribuição e diversidade de organismos aquáticos.

 

Alunos de graduação e pós-graduação devem desenvolver projetos nesta região, ampliando o volume de informação produzida e permitindo compreender melhor a importância desta região para a conservação da biodiversidade no Alto Rio Paraná. Durante a primeira etapa da pesquisa foi registrada a presença de juvenis de pintado no rio Laranjaí, espécie já ameaçada segundo a lista vermelha do ICMBIO para o Brasil.

 

Para o Gerente de Meio Ambiente da Prefeitura de Naviraí, “essas parcerias são sempre bem-vindas e tais atividades neste nível são essenciais para a descoberta de novas espécies no interior do maior parque natural municipal do Brasil, o Parque de Naviraí”.