Prefeitura de Naviraí atende agricultores familiares e cascalha estradas do Cinturão Verde

Prefeitura de Naviraí atende agricultores familiares e cascalha estradas do Cinturão Verde
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    8 de junho de 2022
  • Orgãos Municipais:
    - Obras
    - Serviços Públicos
  • Compartilhe!

As 34 famílias que vivem e produzem hortaliças no lotes de 1,2 hectares no Cinturão Verde em Naviraí, estão sendo beneficiadas com ação realizada pela Prefeitura Municipal nas últimas semanas, por determinação da chefe do Poder Executivo. Atendendo demanda dos pequenos produtores da comunidade agrícola, a Administração Municipal – através da Gerência de Obras, Gerência de Serviços Públicos e do Núcleo de Serviços Rodoviários – está concluindo a obra de cascalhamento das estradas internas da localidade, construção de caixas de contenção de águas da chuva e cascalhamento da estrada de acesso a rodovia MS-141.

Estradas do Cinturão Verde estão sendo cascalhadas pela atual gestão da Prefeitura de Naviraí, atendendo dos pequenos produtores da comunidade agrícola (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

As melhorias farão toda diferença, especialmente no momento do escoamento da produção dos agricultores familiares. É o que afirma Claudinei dos Santos – o Neizinho, que a 14 anos reside com a família na localidade produzindo hortaliças. “Muda tudo e para melhor, pois na época de sol tinha muito areião, quando chovia complicava mais ainda com nossos carros atolando e dificultando o trajeto até a cidade para vender nossa produção. Era um transtorno só”, relata.

O produtor de hortaliças no sistema de hidroponia, Claudinei dos Santos, comemora o cascalhamento das estradas do Cinturão Verde (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Para ele a celeridade entre o pedido dos representantes da feito durante visita da prefeita ao Cinturão Verde no dia 05 de maio e o início da obra, foi uma agradável surpresa para todos. “Só temos que agradecer a gestão atual da Administração Municipal, que esteve aqui nos ouvindo e em menos de um mês fomos atendidos. Essas melhorias irão resolver e facilitar o deslocamento até a cidade com a nossa produção”, afirma Claudinei dos Santos, que atende o comércio e as escolas do município com hortaliças que são produzidas no sistema de hidroponia.

A prefeita visitou o Cinturão Verde e determinou o cascalhamento das estradas, beneficiando as 34 famílias que vivem e produzem hortaliças na comunidade agrícola (Foto: Júlio Fernando)

Moradores a 5 anos na comunidade agrícola, José dos Santos – também conhecido como Jatobá e a esposa Eloísa Patrocínio dos Santos, não escondem a alegria ao constatarem a obra executada pelos servidores e máquinas da Prefeitura de Naviraí. Para eles, o cascalhamento é um divisor de águas, pois irá proporcionar melhoria na qualidade de vida da comunidade. “Vai melhorar 1001 por cento [brinca]. Além de acabar com as poças e lamas que se formavam com as chuvas, as águas que invadiam boa parte dos lotes agora irão para as caixas de contenção que foram construídas. Problema resolvido e somos gratos a Prefeitura e a Câmara pelo que está sendo feito aqui no Cinturão Verde”, diz José dos Santos, o Jatobá.

José dos Santos – o Jatobá e a esposa Eloísa Patrocínio dos Santos, não escondem a alegria ao constatarem a obra sendo executada pelos servidores e máquinas da Prefeitura de Naviraí (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Iolanda dos Santos, moradora desde a criação da comunidade agrícola que fica a 5 quilômetros da área urbana, foi enfática ao analisar as melhorias visíveis com estradas cascalhadas. “Já é outra visão, nem parece que é o mesmo local. Ficou bom demais para nós irmos até a cidade e para as pessoas que vem nos visitar e adquirir o que é produzido aqui no Cinturão Verde. Ficou uma benção”, finaliza.

“Nem parece que é o mesmo local. Ficou uma benção”, relata Iolanda dos Santos moradora do Cinturão Verde a 14 anos (Foto: Júnior Lopes/ Assessoria)

Uma das prioridades da atual gestão da Prefeitura de Naviraí é proporcionar condições ideais para o escoamento dos alimentos que são oriundos da agricultura familiar do município, desta forma garantindo a ampliação na geração de renda dos pequenos produtores que são beneficiados com as ações da Administração Municipal.

***Foto em destaque: Júlio Fernando