Força-tarefa controla incêndio florestal nas Unidades de Conservação de Naviraí

Força-tarefa controla incêndio florestal nas Unidades de Conservação de Naviraí
  • Redação:
    Roney Minella
  • Publicação:
    17 de janeiro de 2022
  • Orgãos Municipais:
    - Meio Ambiente
  • Compartilhe!

O incêndio florestal que teve início no dia 31 de dezembro de 2021, no Parque Natural Municipal de Naviraí, considerado um dos maiores incêndios dos últimos anos no município, foi controlado na última sexta-feira (14-01), após uma incansável força-tarefa que envolveu homens, técnicas de combate à incêndios e também equipamentos.

 

O primeiro foco do incêndio, com possível causa criminosa, teve início próximo a foz do Canal do Mirim, dentro do Parque Municipal, em local inacessível. Devido ao período de estiagem o fogo se alastrou rapidamente pela Unidade de Conservação. O fogo atingiu também o Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema, pois, as duas áreas são limítrofes.

 

O trabalho de combate contou com a participação de vários órgãos governamentais e da iniciativa privada, sendo eles, a Prefeitura de Naviraí, Brigada do ICMBio (Brigada NGI Rio Paraná), Corpo de Bombeiros, Fazenda Vaca Branca, Fazenda Touro Branco e Usina Rio Amambai Agroenergia.

imagem: Força-tarefa controla incêndio florestal nas Unidades de Conservação de Naviraí, 2022 - Assessoria de Imprensa

Incêndio devastou o Parque Natural Municipal de Naviraí, o maior parque municipal do Brasil

 

Dentre os trabalhos a Brigada do ICMBio realizou o resgate de um Cervo-do-Pantanal, ainda filhote, que se perdeu da mãe e que se encontrava desidratado e com queimadura nas patas, o qual foi encaminhado para a Fazenda Porto Bonito (Green Farm), sediada em Itaquiraí, para receber os cuidados adequados.

 

O Gerente de Meio Ambiente Luiz Junior informa que desde o início do incêndio houve grande mobilização com objetivo de controlar o incêndio florestal, mas, que devido às condições climáticas foi muito difícil. Ele aproveita o momento para agradecer grandemente todos aqueles que estiveram envolvidos na operação e que somaram esforços para combater e controlar o fogo.

 

A Prefeita de Naviraí esteve no local na tarde de sexta-feira para ver de perto a devastação provocada pelo incêndio e lamentou profundamente o desastre ambiental do Parque Natural Municipal de Naviraí, o maior Parque Municipal do Brasil, o qual abriga uma biodiversidade riquíssima. “Rogamos à Deus que mande chuva para salvar o que restou de nosso parque e, principalmente, evitar mais mortes de animais silvestres”, resumiu a Chefe do Executivo de Naviraí.

 

(Roney Minella – Jornalista DRT/MS 1432)