Conevale realiza reunião para a formação de Lideranças na região

Conevale realiza reunião para a formação de Lideranças na região
  • Redação:
    Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    19 de novembro de 2020
  • Orgãos Municipais:
    - Desenvolvimento Econômico
  • Compartilhe!

Visando a formação de lideranças empresariais, o Sebrae/MS, através da gerente regional de Dourados, Flávia Rosa, está desenvolvendo na região Cone Sul e Vale do Ivinhema, um programa testado e aprovado a nível de Brasil, chamado Líder. Os participantes escolheram o nome Conevale porque desse grupo participam pessoas de duas regiões distintas: Cone Sul e Vale do Ivinhema, totalizando 12 municípios, Naviraí foi representado pela gerente de administração, Milena Feuser que representou o prefeito Dr. Izauri Macedo..

 

Ao explicar quem participa desse programa no Conevale, seus municípios que foram convidadas e que aceitaram o convite para participar dessa Jornada que é o Líder. O Líder é um programa já testado no Brasil, foi validade e com grandes resultados que nós trouxemos para MS e aqui na região Sul do Estado esse é o segundo grupo que está sendo organizado.

 

Primeiro nós tivemos a fronteira, agora o Conevale e no ano que vem chegaremos a Grande Dourados, ficando então a região Sul totalmente coberta pela metodologia do Líder, como uma forma de despertar o protagonismo das lideranças aqui instaladas”, ressaltou ela.

 

Segundo ela participam empresários, representantes de instituições e até pessoas ligadas à gestão pública, que também faz parte da comunidade. Todas as pessoas que de alguma forma participam de um processo de liderança, ou seja, é líder do negócio dela, ela líder de um grupo, é líder de uma instituição. “Essas pessoas estão imbuídas desse papel, então vamos juntar essas pessoas e vamos assim, trazer para eles, mais enfaticamente, que o protagonismo da mudança, do desenvolvimento, passa por eles e aí eu digo a eles, se sozinho eu já tenho esse potencial, juntos serei muito maior e muito mais forte”.

 

Flávia Rosa salientou que essa é a grande aposta do Sebrae e que toda a metodologia aplicada tem que ser captada, absorvida e então o grupo poderá colocar em prática. O Sebrae vai participar apoiando o grupo, naquilo que o grupo achar que precisa, mas nós queremos que eles caminhem com as próprias pernas”, ressaltou ela.

 

Essa Jornada é o 7º e o 8º Encontro do programa Líder desenvolvido na região pelo Sebrae/MS. Nesse encontro eles têm um trabalho a entrega e é o trabalho que será discutido o que é uma instituição.

Outro ponto esclarecido é que, necessariamente, não precisa ser só pequeno empreendedor para participar do grupo Conevale, porque tem pessoas que são oriundas de grandes empresas. O que é mais importante é a gente olhar a região. O que tem na região e que nós podemos ajudar a potencializar e desenvolver cada vez mais, principalmente, economicamente e que pode impactar, socialmente.

 

A gente sabe que a nossa base econômica é o agronegócio, a gente olha o agronegócio somente como um eixo que a gente chama de chão de fábrica. Por quê? Porque daqui você pode expandir tantos outros negócios de setores e segmentos diferentes, porque o leque é muito grande. A gente sabe que o grupo já discutiu a questão do turismo, que permeia todos os territórios e outras atividades econômicas que vão com certeza estar entre os assuntos tratados por eles, para pensar, para captar, buscar novos empreendimentos para capitalizar.