2ª Mostra de Trabalhos da Educação Especial e Inclusiva é realizada em Naviraí

2ª Mostra de Trabalhos da Educação Especial e Inclusiva é realizada em Naviraí
  • Redação:
    Junior Lopes/ Assessoria de Imprensa
  • Publicação:
    23 de novembro de 2022
  • Orgãos Municipais:
    - Educação
  • Compartilhe!

A Gerência de Educação da Prefeitura de Naviraí, por meio do NUESI – Núcleo de Educação Especial e Inclusiva, realizou na sexta-feira, dia 18 de novembro, a 2ª Mostra da Educação Especial e Inclusiva, que teve como objetivo apresentar os trabalhos pedagógicos desenvolvidos no âmbito da Educação Especial da Rede Municipal de Ensino, pelos professores e estudantes, no ano letivo de 2022. A Gerente de Educação e a Chefe de Gabinete, que representou a Prefeita de Naviraí, estiveram no evento.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

A Educação Especial e inclusiva é uma modalidade de ensino transversal que visa assegurar aos alunos com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento (TGD), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e altas habilidades/superdotação, o desenvolvimento das potencialidades socioeducacionais no decorrer das etapas de ensino, por meio da oferta de recursos e serviços educacionais especializados da Rede Municipal de Ensino de Naviraí.

 

Tais recursos e serviços, organizados institucionalmente, têm a finalidade de apoiar, complementar e suplementar a formação dos estudantes com necessidades educativas específicas. Atendimento Educacional Especializado (AEE) é desenvolvido em classes comuns do ensino regular no acompanhamento dos estudantes surdos, cegos e com Transtorno do Espectro Autista.

Foto: Júnior Lopes/ Assessoria

O Atendimento Educacional Especializado é ofertado em salas de recursos multifuncionais no contraturno. No presente ano, na Rede Municipal de Ensino de Naviraí, com o projeto do Núcleo de Educação Especial e Inclusiva (NUESI), foi possível conquistar novas salas de atendimento especializado, sendo elas atendimento de apoios pedagógicos destinados aos estudantes com Transtorno do Déficit de Atenção Com Hiperatividade (TDAH) e com outros transtornos de aprendizagem.

 

O NUESI possui ainda sala de psicomotricidade no atendimento de estudantes com dificuldades psicomotora ou distúrbios no seu desenvolvimento global; atendimento com a psicopedagoga para levantamento de informações e intervenções nas dificuldades de aprendizagens encontradas; atendimento de estudantes com baixa visão e cegos na sala de braile; assessoramento pedagógico na realização dos atendimentos aos estudantes, professores, coordenadores e gestores das escolas, bem como familiares dos estudantes públicos alvo da educação especial.

Nesse contexto, a Coordenadora da Educação Especial e Inclusiva, Izilda Maria da Silva Cruz, parabeniza os profissionais e alunos pelos trabalhos desenvolvidos com dedicação que foram apresentados no evento.